quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os Negócios Sociais e o CANVAS

O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.1 . O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder2 baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.


O Business Model Canvas para negócios sociais ou tradicionais é basicamente formado de um tabela que, ao ser preenchida, pode ajudar o empreendedor a estruturar melhor seu plano de negócio. O Canvas tem o potencial de vincular recursos, atividades e impactos a fim de gerar sólidas estratégias de mercado suscetíveis de atingir os objetivos pretendidos do negócio, sejam eles meramente econômicos ou de cunho social ou ambiental.


O que é o Canvas para Negócios Sociais?


O Canvas para Negócios Sociais é uma variação do modelo original conhecido como o Business Model Canvas, foi elaborado por Alexander Osterwalder para servir de ferramenta de gerenciamento estratégico e ajudar os empreendedores a desenvolverem e esboçarem modelos de negócio novos ou existentes.

Particularidades do Canvas para Negócios Sociais


O empreendedor social deve identificar o problema social ou ambiental que a sua empresa pretende resolver. Isto é uma etapa imprescindível do planejamento de um negócio social; se não passar por ela, a empresa corre o risco de perder sua relevância social e falhar na sua missão principal.



– Visão: Quais objetivos de largo prazo a empresa social pretende atingir?

– Oportunidades: Como pode-se aproveitar o contexto atual para desenvolver este novo negócio? Qual é a hipótese de mudança a raiz do projeto?

– Propostas de valor: Que tipo de valor o negócio social pretender criar? Como o empreendedor pensa melhorar a vida das pessoas?

- Stakeholders:

    Beneficiários e clientes: Para quem está criando valor?
    Influenciadores: Quem está apoiando o seu negócio?
    Fornecedores/Contribuidores: Para quem está atraindo recursos?
    Competidores: Quem está em competição com sua empresa?

– Relacionamentos: Que tipo de relação cada stakeholder queria ter com a empresa? De que tipo de informação eles precisam? Qual seria a frequência das interações com cada tipo de stakeholders?

– Canais: Como os bens e serviços da empresa social devem ser distribuídos? Através de quais canais seus clientes, beneficiários, parceiros e fornecedores podem ser atingidos?

– Principais resistências: Quais são as alternativas às atividades do negócio social? Quem está se beneficiando do statu quo? Quais são os potenciais obstáculos a serem enfrentados no curto e largo prazo?

– Fontes de recursos: Como os recursos podem ser adquiridos pela empresa? Qual é o valor que os clientes são dispostos a pagar? Eles vão pagar com capital, informação, trabalho ou outros itens? De que outras fontes vem os recursos?

– Recursos principais: De quais recursos financeiro, trabalhista, intelectual, natural, social ou físico o empreendedor precisa?

- Atividades principais: Quais principais atividades são requeridas pelas propostas de valor da empresa? Pelos canais de distribuição e de comunicação? Pelas fontes de recursos?

– Consequências potenciais: Será que os sistemas social, econômico e ambiental podem ser impactados negativamente pelas atividades da empresa social?

Fonte: Protesto Verde

Espero que tenham gostado! Vamos empreender?


Abraços,

Cíntia Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Distributed by: drakon best blogger template free blogger templates and backgrounds | cheap reliable vpn cheap ssl vpn appliance