Criada em 2012, a MGov Brasil se propõe a atender a demanda de gestores públicos, fundações, institutos e organizações por ferramentas de gestão de políticas públicas e de ações de impacto social.
A plataforma concentra o grande
diferencial de sua metodologia. Aproveitando-se, de um lado, da elevada
penetração de telefones celulares entre os domicílios brasileiros (89,99%
segundo dados do IBGE), mas limitada, de outro lado, pelo acesso bastante
reduzido a planos de dados (aproximadamente 76,54% das linhas ativas são
pré-pagas, segundo dados da ANATEL), a MGov utiliza mensagens de texto (SMS) e
chamadas automáticas de voz para implementar um canal de comunicação de
mão-dupla com o respondente, coletando dados e enviando informações de acordo
com as necessidades do cliente.
Em 2014, a MGov Brasil foi
reconhecida pela MIT Technology Review como a iniciativa social mais inovadora,
dentre as lideradas por brasileiros com menos de 35 anos.
A MGov desenvolve junto ao
cliente um desenho de avaliação que atenda às necessidades da maneira
tecnicamente mais rigorosa: cálculo de requerimentos amostrais, seleção de
grupos de tratamento e controle, e estratégia de implementação da intervenção.
Após a intervenção, produz relatórios de inteligência que dão suporte ao gestor
na interpretação dos resultados obtidos.
Vantagens da Metodologia
O sistema oferecido pela MGov
Brasil tem quatro principais vantagens: alcance, ausência de entrevistador,
custo reduzido e agilidade.
Alcance
Devido à abrangência da cobertura
da telefonia móvel no país, o alcance da plataforma é extremamente abrangente,
atingindo mais de 89,99% dos domicílios brasileiros (PNAD,2013). Ademais, o
percentual de domicílios que possuem ao menos um telefone celular cresce
rapidamente – de 83%, para 89,99%, entre 2010 e 2013 – corroborando o uso da
ferramenta para consulta da população de forma estatisticamente representativa.
Vale ressaltar que, a despeito do aumento da venda de smartphones no Brasil
(52,4% dos aparelhos adquiridos em 2013, segundo a IDC Brasil), cerca de 76,30%
das linhas ativas no país são pré-pagas (Anatel, out/2014), limitando a
utilização de smartphones e aplicativos para atingir um público mais amplo.
Nesse contexto, as soluções de SMS e voz são as mais bem posicionadas para
alcançar todos os públicos, característica fundamental no contexto de políticas
públicas e de ações de impacto social.
Agilidade
Os resultados da pesquisa ficam
disponíveis instantaneamente através de um painel de controle, à medida que os
participantes respondem o questionário da pesquisa. Além da possibilidade de
ações ou políticas rápidas para atender às necessidades identificadas, é
possível promover ajustes no questionário, na implementação da pesquisa ou na
própria política ou ação durante o projeto, em função do monitoramento em
alta-frequência do público-alvo.
Ausência de entrevistador
A metodologia da MGov separa dois processos que coincidem na metodologia tradicional de coleta de dados: abordagem e entrevista.
A abordagem, através da qual o
entrevistador obtém o consentimento do entrevistado para sua participação na
pesquisa, é implementada pela MGov de maneira descentralizada: através de
parceria, quando o contratante fornece ou facilita o cadastro, aproveitando-se
de sua interação institucional com o público-alvo ou de sua capilaridade; ou
através de auto-ativação (anônima e gratuita), feita pelo próprio respondente
através de SMS, a partir de campanha de cadastramento. Uma vez concluído o
cadastramento, a entrevista é realizada de maneira centralizada, através de SMS
ou Unidade de Resposta Audível (URA). Isso contribui em pelo menos duas
dimensões para a qualidade da coleta de dados. Primeiro, a ausência de
entrevistador permite abordar temas sensíveis sobre focalização da política ou
ação – permitindo documentar, por exemplo, a porcentagem dos pesquisados que
não atende às condicionalidades para participação – ou sobre mau uso dos
recursos do programa. Segundo, a ausência de entrevistador implica que, à
medida que aumenta o número de entrevistas, a variância das respostas obtidas
seja substancialmente menor do que aquela obtida por meio da metodologia
tradicional, em que cada entrevistador adicional acrescenta ruído aos dados, em
função de idiossincrasias na formulação das questões e na interpretação das
respostas.
Custo Reduzido
Dados a ausência de
intermediários, o baixo custo marginal de SMS e voz, e a baixa compensação
necessária para induzir a participação, os custos de coleta são
significativamente menores quando comparados aos custos de qualquer pesquisa de
campo convencional.
Uma vantagem adicional refere-se
à possibilidade de avaliações em série – processo que é igualmente custoso em
pesquisas convencionais, e que pode ser realizado com significativas economias
de escala pela metodologia da MGov Brasil.
Fonte: MGov
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